Historial do CSPR

O CENTRO SOCIAL PAROQUIAL DE RIBEIRÃO (CSPR) nasceu para apoiar as famílias ribeirenses e das freguesias circunvizinhas.

As famílias tinham e têm muita dificuldade em conciliar o trabalho fora de casa com a atenção devida às crianças ou pessoas de mais idade.

O CSPR pretendia e pretende apoiar as famílias nessas vertentes.

Depois da sua constituição, em 1985, iniciamos a actividade com Actividades de Tempos Livres (ATL), ocupando algumas salas do Salão Paroquial, em Setembro de 1986.

De imediato, começamos a sonhar com umas instalações construídas de raiz onde pudesse funcionar uma Creche, Jardim de Infância e o ATL.

Feitas as diligências necessárias, e aproveitando terreno, propriedade da paróquia, cedido para construir a obra, tratou-se da elaboração e aprovação do projecto, incluído no PIDDAC, etc.

As obras arrancaram e a população começou a contribuir com donativos em dinheiro.

Em Setembro de 1989 conseguimos iniciar, nas instalações novas, as valências de Creche, Jardim de Infância e A.T.L.

Começamos por receber as crianças mas tínhamos consciência da necessidade de apoiar os mais idosos.

Havia muitas solicitações nesse sentido. Por isso, na inauguração do edifício atrás referido, em Abril de 1990, obtivemos luz verde para avançar com um Centro de Dia.

O projecto inicial, noutro local, foi abandonado para a solução de ampliar o edifício recentemente inaugurado.

Ultrapassada a fase de projecto, aprovação, inclusão em PIDDAC, iniciou-se a construção.

Novamente a população começou a aderir e a contribuir com donativos em dinheiro. Em Dezembro de 1991 iniciaram-se as actividades de Centro de Dia.

A princípio, a adesão não foi grande. As pessoas não compreendiam a vantagem do Centro de Dia.

Lentamente, foi aumentando a adesão e, passados alguns anos, atingimos a lotação inicialmente calculada.

Durante este tempo foram surgindo solicitações para que iniciássemos a valência de Apoio Domiciliário.

Demos os passos necessários e em 1995 começamos a atender as primeiras famílias em SAD.

Esta valência tem tido boa aceitação nos ribeirenses e, actualmente, atendemos um número considerável de pessoas e famílias.

A Creche começou a ser pequena para responder a todas as solicitações.

Em 1997 fizemos uma candidatura ao RIME para ampliar a Creche.

A candidatura foi aprovada. Realizamos as obras e ficamos com capacidade para atender quase o dobro das crianças.

A aposta na formação e qualidade dos seus serviços, bem como dos seus colaboradores, fez com que o CSPR apresentasse, em 1997, uma candidatura ao INOFOR para acreditação de entidade formadora, o que lhes foi concedido até ao ano 2002. Assim, nos anos 2000 e 2001, no âmbito do programa formação emprego ( PFE), o CSPR realizou a acção de formação “Ajudante de Lar, Centro de Dia e Apoio Domiciliário”, com a duração de 1580 horas. Deste curso ficaram algumas pessoas a trabalhar na nova Resposta Social Estrutura Residencial para Idosos.

Também no sentido de apoiar a população ribeirense, sobretudo os jovens na procura de emprego, o CSPR criou, com o apoio e aprovação do IEFP, uma UNIVA nas suas instalações. Durante quatro anos foi uma mais-valia para os mais de quinhentos jovens que por aí passaram.

O contacto permanente da Direcção com as necessidades da população ribeirense fez descobrir que o Centro de Dia e o Serviço de Apoio Domiciliário não conseguiam responder aos problemas de bastantes famílias ribeirenses envelhecidas, sem retaguarda familiar, ou de pessoas de idade cujas famílias não tinham condições para as tratar condignamente, por causa dos cuidados especiais que a sua situação exigia.

Isto só se resolveria com um Estrutura Residencial para Idosos.

Tentamos motivar a população e algumas entidades públicas para nos ajudar.

Elaboramos o projecto, conseguimos candidatar a obra ao programa PILAR (Programa Idosos em Lar).

A candidatura foi aprovada.

As obras iniciaram-se em 1999 e a obra ficou apta a receber os primeiros utentes em Junho de 2001.

A Estrutura Residencial para Idosos tem capacidade para 40 residentes. Pelas regras do programa PILAR, a Segurança Social tem a reserva de 10 lugares.

A população ribeirense, a Autarquia Famalicense e o Governo Central tornaram possível esta infra-estrutura que veio colmatar uma grande lacuna da vila ribeirense.

Em Janeiro de 2013, assinamos o Protocolo de Colaboração no âmbito da Rede Solidária de Cantinas Sociais para o Programa de Emergência Alimentar (PEA). Assim, iniciamos a resposta social de Cantina Social que se destina ao fornecimento de refeições, a pessoas e famílias economicamente desfavorecidas. O acesso é gratuito e são disponibilizadas 65 refeições diárias.

Uma das primeiras preocupações da Direcção do CSPR relacionava-se com a situação das pessoas com deficiência e incapacidades, que viviam alguns deles retidos em casa à anos. No âmbito da visita aos doentes o Monsenhor Manuel Joaquim Fernandes, confrontava-se com esta realidade, sendo que na comunidade Ribeirense contabilizava 30 casos de pessoas com deficiência ou incapacidades. Assim, em 2010, surge a elaboração da candidatura ao POPH para a construção de um edifício para Lar Residencial e Centro de Actividades Ocupacionais, com piscina, ginásio e sala Snoezellen.

Após um longo caminho, o Centro de Apoio à Deficiência de Incapacidades iniciou funções a 3 de Dezembro de 2013, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. O lar Residencial tem capacidade para 24 pessoas, das quais 4 lugares são vagas da Segurança Social e o Centro de Actividades Ocupacionais tem capacidade para 30 pessoas.

A Creche foi remodelada em maio de 2014, o seu interior foi completamente alterado. Novas salas e outro conforto, de forma a proporcionar mais qualidade nos serviços prestados e cumprir a legislação, actualmente, em vigor. A Creche já dispunha de área correspondente ao número de utentes, assim, o espaço foi dividido de outro modo e enriquecido com mais cor e equipamentos, ficou mais bonito e funcional.

O CSPR com preocupações de sustentabilidade apresentou uma candidatura ao ON.2, no âmbito da promoção da eficiência energética, estando desde de Novembro de 2014 a beneficiar desta medida através produção de energia térmica, da iluminação e do sistema solar fotovoltaico para a produção de electricidade.

No ano de 2015 o CSPR foi contemplado com uma menção honrosa do Prémio BPI Capacitar através da apresentação do projecto, a Horta Acessível, na área da produção hortícola em hidroponia. O tipo de produção permite a colocação das plantas acima do nível do solo, facilitando também a circulação de utentes em cadeira de rodas e consequente integração deste público. A implementação deste projecto está ainda a decorrer.

O Centro Social Paroquial iniciou a sua actividade de forma bem discreta, desde 1986. Tem crescido e, actualmente, atende aproximadamente 423 utentes, nas diversas valências. O número de colaboradores já ultrapassa 120.