Jardim de Infância / Pré-Escolar

  • O Jardim de Infância (Pré-Escolar) surge como a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida, sendo complementar da acção educativa da família, com a qual deve estabelecer estreita cooperação, favorecendo a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança, tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário. (Ministério da Educação, 1997).

    O currículo é gerido pelo educador de cada grupo e segue as orientações emanadas pelo Ministério da Educação (OCEPE – Orientações Curriculares da Educação Pré-Escolar), onde salientam que a intencionalidade do processo educativo passa por diversas etapas interligadas que se vão sucedendo e aprofundando: observar, planear, agir, avaliar, comunicar e articular. Desenvolvendo-se essencialmente em 3 grandes áreas:

    • Área Formação Pessoal e Social;
    • Área de Expressão Comunicação:
    • Domínio das Expressões (motora, dramática, plástica e musical);
    • Domínio da Linguagem e Abordagem à Escrita;
    • Domínio da Matemática;
    • Área do Conhecimento do Mundo.

    O trabalho pedagógico realizado vai ao encontro dos interesses do grupo que se vão concretizando em projectos de acção. Existe uma construção dinâmica do conhecimento, onde as crianças e os adultos participam num processo mútuo de troca de experiências.

    A criança é autónoma e capaz de gerir o seu próprio processo de aprendizagem (aprendizagem ativa).

    A troca de experiências e saberes entre pares são essenciais numa aprendizagem cooperativa onde se dá privilégio à vivência e aquisição de valores, tais como a partilha, a interajuda e a amizade.

    Por outro lado, o educador é o mediador e organizador de um ambiente facilitador do desenvolvimento e aprendizagem das crianças, de forma a ajudá-las a alcançar aprendizagens significativas, partindo da valorização das competências e recorrendo a estratégias diversificadas e materiais/recursos de diferente natureza e formato (diferenciação pedagógica).

    Serviços disponibilizados

    Serviço educativo:

    • Componente lectiva das 9h-17h
    • Apoio à Família das 7.30 às 9h e das 17h às 18.30
    • Actividades de enriquecimento curricular – a definir no início de cada ano lectivo
    • Atendimento pais /encarregados de educação: no horário estabelecido por cada Educador de Infância.

    Serviço Nutricional:

    • Toda a alimentação. As ementas são elaboradas com a colaboração de um nutricionista.

     Serviço psicopedagógico:

    • Psicólogo a colaborar com a equipa pedagógica

    Serviço de transporte:

    • – Para saídas e visitas de estudo.
    • – Transporte ao domicílio, quando solicitado.

    Horários

     Jardim PequenosJardim MédiosJardim Grandes
    Entrada7h30 - 9h157h30 - 9h157h30 - 9h15
    Actividade Manhã9h15 - 11h9h - 11h309h - 11h30
    Higiene Almoço11h - 12h11h30 - 12h11h45 - 12h30
    Sono12h - 14h3012h30 - 14h3012h45 - 14h30
    (retirado ao longo
    do ano lectivo)
    Higiene Lanche15h - 16h15h - 16h15h30 - 16h
    Actividade Tarde16h - 17h16h - 17h16h - 17h
    Prolongamento17 - 19h17h - 19h17h - 19h